sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

REVISTA REAÇÃO- WWW.REVISTAREACAO.COM

Arquivo: PARAKART

Colocamos o pé na estrada !!!
*por Hermes Oliveira

Na manhã do dia 23 de julho, a equipe toda do Parakart saiu do Kartódromo Internacional da Granja Viana, rumo a Pinhais, na região metropolitana de Curitiba/PR. Fomos para a prova no Kartódromo Internacional de Racelândia, que fica naquela cidade.
A viagem de São Paulo até lá é longa, mas fui junto no ônibus, firme e forte, me unindo a mais 13 pilotos, formando assim, um Grid com 14 pilotos para disputar o 44º Campeonato Brasileiro de Kart... E olha que este é muito, mas muito especial. Afinal, é o primeiro em que pessoas com deficiência participam juntamente com os corredores sem deficiência... todos juntos, na mesma prova, incluídos, como manda o figurino. E isso é muito legal !!!
Para variar, enfrentamos alguns pequenos obstáculos para chegar à prova no estado do Paraná. Começando pelo transporte: até porque, ônibus de turismo adaptado, no Brasil, ainda não existe. Mas com o apoio e a colaboração de alguns integrantes da equipe, de acompanhantes e voluntários, nos acomodamos dentro “buzão” e partimos pela Rodovia Régis Bittencourt – a BR 116 - a famosa “rodovia da morte”... Hoje bem melhor, graças a Deus !!! Bem diferente de quando eu passava por ela dirigindo minha carreta. A pista melhorou, a sinalização nem se fala, e por consequência, diminuíram o número de mortes naquela estrada. Só que tanta melhoria não foi de graça... agora a gente tem que pagar pedágios na BR 116. Mas, melhor assim... antes isso do que o risco de se acidentar com facilidade, como era antigamente.
E lá fomos nós... pé na estrada BR 116 a dentro... E mesmo com chuva e muito frio, a viajem foi tranquila.
Nos hospedamos no centro de Curitiba/PR. As adaptações do hotel não eram lá 100%, mas nos adaptamos no que faltava, dando um jeitinho aqui outro ali, deu pra ficar numa boa.
No dia seguinte, 24 de julho, dia de trabalho. A manhã estava fria e chuvosa... tomamos o café da manhã no hotel e partimos para o Kartódromo.
Foram só 30 minutos de treinos livres com pneus biscoito. A pista estava igual a um sabão... eu não parei na pista, fiz o último tempo e a “performance” ainda me rendeu o apelido de “enceradeira”... Por quê será ?!?
À tarde o sol enfim apareceu, e a correria da equipe para trocar os pneus para pista seca foi grande. Lá fui eu com pneus lisos para a pista. Mais 15 minutos de treino classificatório e o meu tempo melhorou: fiquei em 12º no Grid de largada para a prova do dia seguinte, 25 de julho.
Deu frio na barriga, mas chegou o grande dia ! Na parte da manhã, uma solenidade com várias celebridades, como: presidente da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, prefeito de Pinhais/PR e tantos pilotos famosos, como Felipe Giaffone e Renato Russo. Mas o que tudo parecia festa, de repente parou. A solenidade foi interrompida com uma notícia extremamente desagradável: Felipe Massa havia sofrido um acidente grave no treino do GP da Hungria de F1 e estava no hospital, desacordado e sofrendo uma delicada cirurgia. Todos juntos, num só sentimento e torcida, rezamos um Pai Nosso e continuamos os trabalhos. E logo fizemos a abertura do Campeonato Brasileiro de Kart.
Larguei e cheguei na 12ª posição na prova da manhã. Já na prova da tarde, ainda com frio e chuva fina, largamos nas mesmas posições da prova da manhã, mas fui pra pista confiante e quando as luzes se apagaram, acelerei forte e de cara ganhei uma posição... continuei firme até o ultimo minuto dos 15 de cada prova, e cheguei na bandeirada final em 8º lugar !!!
Já nos boxes, veio a notícia da soma dos pontos das duas provas... e no geral, fiquei em 9º no resultado final. Ou seja, sou o piloto nº 9 do Brasil na categoria Parakart... não é legal ?!?

Até a próxima edição !!!


*Hermes Oliveira é paraplégico, piloto de Kart adaptado e autor do livro “Um Motorista Especial de Carreta”.


FOTOS: LUIZ DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: