sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

REVISTA REACAO- WWW.REVISTAREACAO.COM

Arquivo: ESPORTE

Parakart: Copa São Paulo 2009 de kart adaptado
Competição automobilística é a única realizada com regularidade, que conta com a participação de pessoas com deficiência...

A Parakart realiza este ano a sua segunda edição da Copa São Paulo de kart adaptado. A idéia da competição surgiu em 2007 e se tornou realidade no ano passado, depois de uma parceria entre as empresas de Domingo Zamorra e Neidyr Cury Filho. Inicialmente, 16 karts foram comprados e adaptados de acordo com a necessidade e grau de deficiência de cada competidor, buscando sempre o equilíbrio e igualdade de equipamento entre eles. Hoje, 20 pilotos participam da competição.
A Copa São Paulo de Parakart 2009 é composta por 10 etapas, com freqüência mensal, sendo todas as provas disputadas no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia/SP, que é um dos grandes colaboradores do campeonato.
A Copa é homologada pela CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, fazendo parte de seu calendário oficial. O evento é único em todas as Américas e é a única competição automobilística, realizada com regularidade, que envolve pessoas com deficiências. Até o final da temporada os organizadores esperam contar com 25 pilotos PPDs.
De acordo com o empresário Neidyr Cury Filho, dono da empresa que comprou os primeiros karts, o Parakart é uma categoria que busca integrar PPDs ao automobilismo. A idéia é romper barreiras de preconceitos e mostrar que pessoas com deficiência, na verdade, são sim eficientes, tanto para o mercado de trabalho, quanto para outras atividades na sociedade.
A competição se tornou tão importante que tem até regulamento específico. Os primeiros artigos pode-se dizer são os mais importantes. Artigo1: O piloto ser portador de alguma deficiência, comprovado por laudo médico, de órgão idôneo. Artigo2: Todos os participantes utilizarão o kart adaptado, com o comando manual, conforme estipulado pelos organizadores, mesmo aqueles que não necessitem de adaptação.
A competição ganha força à cada corrida. De acordo com Neidyr, em julho já está prevista a primeira etapa da Copa Brasileira de Parakart, que será disputada em Curitiba/PR. A idéia é levar etapas para outros estados brasileiros. A dificuldade é justamente de patrocínios, já que fica caro levar todos os karts e competidores para cada prova.

BOX

Revista REAÇÃO vai Ao kartódromo e apóia o Parakart...

A equipe da Revista REAÇÃO acompanhou a terceira etapa da competição, realizada dia 09 de maio. O piloto Hermes de Oliveira competiu com o nome da revista no macacão e no capacete. Ele chegou em 11º lugar. O grande campeão da etapa foi o piloto Marcos Santos, que garantiu sua primeira vitória no ano. Após a terceira etapa Marcos está em segundo lugar na competição, três pontos atrás do líder, o piloto Dédo Júnior. A quarta etapa foi realizada dia 30 de maio e a próxima será dia 27 de junho. A competição termina no dia 07 de novembro. Quem quiser acompanhar de perto a competição é só entrar no site: www.parakart.com.br

Nenhum comentário: