segunda-feira, 29 de março de 2010

Deficiente fisico pode trabalhar pofissionalmente.

Autoescolas não formam deficientes em categorias profissionais
Custo de adaptação dos veículos seria um empecilho

26/03/2010 - 11:30

EPTV



As autoescolas não estão preparadas para formar condutores com necessidades especiais para veículos de carga, tração e coletivos de passageiros, ou seja, nas categorias profissionais “C”, “D” ou “E”. A dificuldade é a disponibilização desses veículos em uma versão adaptada.

Apenas duas das 80 autoescolas existentes em Ribeirão Preto estão capacitadas para atender portadores de necessidades especiais, mas apenas com a CNH categoria “B”.

Na autoescola Santo Antônio há carros que saíram adaptados direto das fábricas e outros que foram adaptados de acordo com necessidades específicas. De acordo com o proprietário, Antônio Mateus Junqueira, embora esteja capacitado para atender diversas necessidades especiais, a procura é baixa, com 120 habilitações por ano.

O presidente da Associação das Auto-Escolas de Ribeirão Preto, Antônio Geraldo, acredita que seria impossível ensinar um deficiente físico a dirigir um ônibus ou caminhão atualmente. “Eu nunca vi um ônibus adaptado. Acredito que não tenha no estado de São Paulo nem no resto do Brasil”, diz.

Isso porque, embora a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que permite a habilitação profissional para condutores com necessidades especiais e, portanto, a possibilidade de exercício de atividade remunerada, exista desde 2007, não havia permissão para que veículos de carga, tração ou coletivos de passageiros passassem por adaptações.

Essa situação foi modificada com a publicação da Portaria 659 em 17 de dezembro de 2009 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) permitindo as modificações.

Mesmo com o ajuste da lei, as autoescolas alegam que a demanda não compensa os altos custos das adaptações. De acordo com o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, não há uma lei que obrigue as autoescolas a ter carros adaptados.

A situação transformou a esperança do auxiliar agrícola Antônio Carlos Sodré de aumentar o salário em frustração. Ele dirige há 13 anos, mas não consegue tirar a categoria profissional porque tem uma perna 12 centímetros menor que a outra e usar prótese. Por causa disso, somente no ano passado, perdeu três oportunidades de emprego.

“Procurei varias autoescolas que atendem deficientes físicos nas cidades de Ribeirão Preto, Franca e São Paulo e todas me informaram que não era viável financeiramente adaptar um veículo para atender o meu tipo de deficiência, pois a demanda é muito pouca. Acredito que existem muitas pessoas com o mesmo tipo de problema que gostariam de se sentirem inclusos no mercado profissional”, lamenta.

7 comentários:

Hermes Oliveira disse...

Muito bom falar sobre este assunto, estou acompanhando essas noticias e a mal vontade de parte pessoas, de auto escola, do governo, de médicos das juntas médicas dos detrans, enfim um verdadeiro descaso com as pessoas com deficiencia que tem capacidade de trabalhar dirigindo profissionalmente, o que esta encaminhando cada vez mais essas pessoas a trabalharem de forma ilegal.
Eu até faço um desafio, eu dirigir uma carreta sem adptações, ja existe no brasil uma carreta fh 12 volvo com caixa automatizada I-shift. que é facilmente de adaptar com baixo custo. como eu ja era carreteiro antes de sofrer um capotamento e ficar paraplégico, consigo dirigir este sem adaptações usando os vários recuso que tem este veiculo.

Unknown disse...

Muito bem Hermes Oliveira, concerteza os orgãos não tem boa vontade de ajudar os deficientes, olha só eu sou motorista proficional, sempre diriji caminhão, hoje eu estou amputado da perna direita, por causa de um inresponsavel que avançou o sinal e me pegou na minha moto, eu não me preoculpei com minha perna que perdi não, me preoculpei se eu não ia poder mais dirijir pra mim ganhar meu pão de cada dia e sustentar meus filho, por lei eu não posso dirijir , mais eu estou dirijindo normal, eu só tenho uma perna agora, mais eu tenho mais responsabilidade do que um que tem duas pernas que só querem os veiculos pra beber ir pra farra, ai sim que os governos tem que olhar pra esse motoristas, tenho 12 anos de carteira nunca levei uma multa, nunca padi num carro, nunca cometi uma invração de transito, por isso fico revoltado com essas coisas de dizer que não posso dirijir meu caminhão,vou adptar meu caminhão conforme me deficiencia e vou brigar muito até os ultimos dias de minha vida,por que eu perdi a perna não fiquei com tralma não , mais se eu perder minha carteira eu acho que faço um besteira, não sei com quem, não sei minha reação na hora, pode ser com quem vinher me dizer que vou perder minha carteira, ou vou me revoltar com a pessoa que causou meu acidente não sei, espero que um dia eu possa a voltar a dirijir regular, por que eu dirijo inregular, eu sai do meu estado e passei por tres estados, fui e voltei sem nenhuma complicação por parte dos orgãos federais e estaduais, queria que as autoridades olhasse pro meu caso, se eu posso fazer uma adptação pro meu caminhão elevo pro detran avaliar........

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não é tão mais difícil adaptar um veículo de categoria C, D ou mesmo E para ser usado para instrução de motoristas deficientes. Os comandos básicos são os mesmos, o que falta é empenho dos empresários das autoescolas.

ousado disse...

Eu tbm sofri um acidente de transito que me deixou uma pequena sequela, sou habilitado na categoria AB, estou precisando mudar pra categoria AD e fui proibido pelo medico de detran-pe, e usou capaz de dirigir(e dirijo bem), e no meu caso é só pra dirigir uma DUCATO, como faço pra conseguir esse meu direito?

Hermes Oliveira disse...

Entao pelo que me informaram até agora é que no caso, tem que comprar a ducato e levar em uma oficina especializada e fazer as adaptaçoes conforme necessário e fazer uma prova pratica com a ducato no Detran!
Mas pode tirar duvidas ai no detran de sua cidade.
Abraço.

Unknown disse...

auto escola javarotti em SP possui ounibus automático e semi automático para categoria D

Unknown disse...

A AUTO ESCOLA JAVAROTTI EM SÃO PAULO POSSUE DOIS ÔNIBUS UM AUTOMÁTICO E OUTRO SEMI-AUTOMATICO , CATEGORIA D